quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Nós formamos um GRUPO

Quando as crianças entram no Jardim de Infância têm já o conhecimento de que pertencem a uma família. No entanto, é estabelecendo novas relações com outras crianças, com outros adultos e participando em projetos escolares, que elas descobrem novos sentimentos de pertença, não só à família, mas a novos grupos, tais como: a um grupo escolar, a uma nação, à europa, ao planeta Terra, etc. É com este objetivo que se desenvolvem algumas atividades conjugadas entre si, cujos primeiros passos neste ano letivo aqui vos deixo para apreciarem.
Conhecimento de si e do seu corpo
Partimos de jogos de movimento e de histórias, para conhecermos o nosso corpo, que depois representamos: 1.º só o rosto, frente ao espelho, com tintas acrílicas sobre cartão 











 Somos as crianças do Jardim de Infância de Amor e formamos um belo grupo!!


2.º o corpo todo.
As crianças deitaram-se uma a uma numa grande folha de papel, onde fomos marcando os seus tamanhos. Estabeleceram relações de grandeza, descobrindo quem tem tamanho maior, igual ou menor, em todo o grupo. Depois contornamos o corpo de uma das crianças com lápis, seguido de caneta e posteriormente de pintura.

Em pequenos retângulos de cartão, fizeram o auto-retrato com tintas acrílicas, que colocaram em volta do Planeta Terra, também pintado. Com estes elementos, criaram o quadro dos aniversários, onde irão assinalar os aniversários de todas as crianças, ao longo do ano letivo.














A pertença à família 
                                    A família do Sérgio              A família da Mariana Franquinho

                                          A família do Dinis                     A família da Juliana

 A Família da Catarina                   A Família do Martim

                                A Família do Gonçalo                    A Família da Carolina

                                  A Família do Rodrigo                     A Família do Lucas

 
                         A Família da Mariana Varalonga             A Família do Flávio

                                 A Família da Clara                          A Família do Ricardo

Temos uma nacionalidade - SOMOS TODOS PORTUGUESES 
Aprendemos que Portugal tem uma CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA, que contém todos os direitos e deveres dos cidadãos. 


Explorámos  e representámos: a partir de histórias
Artigo 65.º
(Habitação e urbanismo)
1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.
A NOSSA CASA
"Todos moramos em casas que respeitam a Lei"
                                             Juliana                                                 Lucas

                                               Dinis                                               Mariana V.                                         

                                                  Clara                                                  Sérgio

                                               Rodrigo                                             Gonçalo


                                             Ricardo                                                   Flávio

                                             Mariana F.                                    Carolina

                                            Catarina                                             Martim

Explorámos a partir de histórias:
Artigo 69.º
(Infância)
1. As crianças têm direito à protecção da sociedade e do Estado, com vista ao seu desenvolvimento integral, especialmente contra todas as formas de abandono, de discriminação e de opressão e contra o exercício abusivo da autoridade na família e nas demais instituições.


Representámos o que aprendemos:
(Algumas frases das crianças )
  • "Os meninos estão protegidos pela Constituição";
  • "A Bandeira é o símbolo de Portugal / está a proteger os meninos";
  • "A menina está sozinha na guerra. O Estado protege esta menina";
  • "O menino  a ser defendido de ser raptado";
  • "Crianças protegidas na família".











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