domingo, 9 de dezembro de 2012

Descobrindo a escola / adaptando-nos uns aos outros

Entrar pela primeira vez noJardim de Infância ou voltar  no início de um novo ano letivo, é sempre um grande desafio para a maioria das crianças, pois a relação afetiva que se estabelece entre os pares é sempre muito próxima. 
Descobrir novas caras, reencontrar novos amigos e fazer novas amizades é um processo lento, uns dias mais agradável e outros menos. Estamos todos a aprender a conhecer-nos, a partilhar, a colaborar, a entreajudar.

 O bom tempo também deu uma ajudinha nesta fase em que brincar na rua foi tão importante. Com o calor, a areia molhada sabia tão bem!

 
  
 Dentro da sala explorando cores e sentidos, as crianças experimentaram o prazer de pintar, pintar-se e sujar, sem que isso fosse um problema.
Das tigelas de tintas com cores inicialmente bem definidas, passámos com manifesto prazer, para uma paleta de cores novas e recreadas à passagem de cada mão, ou ao gesto de um dedito esticado, que deixava um traço bem definido, sobre a mesa.





 
 

 


A participação em atividades de educação e expressão fisico-motora tem despertado o interesse das crianças, levando-as a descobrir o corpo e a desenvolver novas capacidades, ultrapassando pequenas dificuldades e medos, de forma lúdica.A utilização de recursos físicos variados, associados a estratégias adequadas tem enriquecido as suas experiências, a que não pode faltar o relaxamento no final de cada sessão.
 
 
 

       
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 DIA DO ANIMAL
As crianças trouxeram propostas interessantes que nos levaram a desenvolver atividades relacionadas com OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: como vivem, o que comem, como se comportam na presença de pessoas e a diferença entre animais livres e animais em cativeiro, foram algumas questões abordadas através de histórias, canções e diálogos a partir das experiências das crianças.
 
OS LIVROS E AS BIBLIOTECAS
O contacto diário com livros e a possibilidade de manuseamento pela criança, desenvolve nesta o gosto pela leitura de imagens e de criar e inventar as suas próprias histórias; no entanto a exploração diária de um conto, de um livro ou de um poema, desenvolve o gosto pela leitura e o desejo de conhecer e de aprender.
Criar um espaço adequado à leitura para uma criança ou para um pequeno grupo no Jardim de Infância, foi uma das apostas  neste início de ano letivo; em colaboração com a biblioteca escolar do agrupamento foram disponibilizados mais livros às crianças e a possibilidade de recebermos no Jardim de Infância a professora bibliotecária que leu e explorou mais umas histórias: "História de uma Núvem", de António Torrado e outra.

 
 
 Ficou a promessa do regresso da biblioteca com mais histórias e aqui fica o link para o  blogue da biblioteca.

Esta é a história que encontrei no Youtube
         

Sem comentários: