Um ano é um tempo que, dependendo da perspetiva, pode ter múltiplos significados: para as famílias que diariamente trazem as crianças e as levam quando terminam as atividades, para os adultos que trabalham e se dão diàriamente a cada criança e ao grupo por inteiro e para cada criança que percorre um longo caminho, apresentando no final um resultado bem diferente daquele com que entrou um dia, cheio de medos e ansiedades, deixando os pais com o coração apertadinho ao longo de todo esse dia.
Agora que tanto cresceram, as crianças olham para esse início referindo-se-lhe com a expressão "quando eu era pequeno..."
E foi assim que terminou este tempo em que brincar, fazer amigos, fazer tantas descobertas, aprender como se formam as núvens, que a água do mar nos fornece o sal, que ao misturar algumas cores se obtêm outras, que com lixo se podem construir e criar novos objetos... uma infinidade de coisas novas! Confirmam que agora já cresceram e que chegou o momento de alguns partirem para novos voos, tal como os passarinhos que um dia saem do ninho e voam progressivamente mais alto, a cada novo voo que efetuam.
Foi em agradável convívio que nos despedimos para, no final do verão voltarmos a percorrer novos caminhos e a fazer novas "viagens".
E foi assim que, no final de um normal dia de trabalho, esta comunidade se encontrou no espaço do Jardim de Infancia:
- enquanto as crianças brincavam,
- colocavam-se mesas no exterior,
- acendiam-se os grelhadores com grande fumarada
- preparavam-se petiscos e ...
Algumas pessoas caracterizaram-se com acessórios alusivos ao projeto.
E todos reunidos, enquanto o Sol começa a desaparecer no horizonte, trocam-se mimos e doces palavras, ouvem-se fortes aplausos, tiram-se fotos e entregam-se algumas lembranças de momentos, que irão formar memórias futuras.
Mãe, olha o meu Diploma!
O grupo que continuará a ensaiar novos voos e a fazer nova viagem no próximo ano ...
Os petiscos que nos aguardavam para um apetite que já se sentia
... o David que fez 5 anos. PARABÉNS DAVID! |
Obrigado a toda a comunidade!
Sem comentários:
Enviar um comentário