sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Tempo de brincar / fazer amigos

Com o outono a prolongar-se por tanto tempo, transportar para a sala de atividades os pequenos tesouros recolhidos nos passeios pelo exterior, aproveitar e explorar na expressão plástica as folhas com as sua variadas cores, sons e cheiros,  proporcionou muito prazer. A partir de colagens, surgiram árvores que os traços de lápis ou caneta completaram, e carimbagens coloridas em composições mais ou menos aleatórias.
 


 
 
 

 





 As canções, histórias e poemas de outono apelam ao colorido; em papel foram pintadas folhas de várias cores e colocadas num tronco de árvore de outono.



 A importância e necessidade de uma  Natureza protegida, torna-se cada dia mais evidente através das vivências, das histórias e da destruição das florestas, vivida por estas crianças e famílias na primeira pessoa; a sensibilização para o equilíbrio ambiental já se fazia sentir, quando as tragédias que viveram vieram reforçar esta preocupação; histórias que referem a existência de uma Grande Família - a Natureza - fazem muito sentido e o cartaz dos aniversários é o primeiro a evidenciar essa simbologia, com a representação do Planeta Terra e as mãos que o protegem.

,

Neste painel de aniversários, foram utilizadas diversas técnicas de expressão plástica, associadas a conceitos geográficos, pois representa a aldeia de Amor com as suas casas, o conceito de tempo, através das datas de aniversário que se vão celebrando ao longo do ano e das estações do ano, também representadas no calendário,  de registo diário (imagem apresentada abaixo).











 Na sala, as atividades decorrem normalmente, mas sempre com partilha de ideias e sugestões de todas as partes - adultos e crianças - crescendo em cada dia o interesse das crianças, que sentem que este espaço é a sua casa.




 

 
 
 
  
 






 

 

 Todo este ambiente Natural, vivenciado e reproduzido pelas crianças, desperta nelas um crescente envolvimento com a Natureza; recolhem-se as folhas secas, plantam-se novas flores de inverno, substituindo as que morreram no verão.
 As diversões no exterior são sempre a somar
 

 Também há atividades de educação física às sextas-feiras, o que agrada às crianças; a seleção das atividades, dos materiais utilizados e o grau de dificuldade são planificados, tem em conta o desenvolvimento de cada criança.











Sem comentários: