É o momento de recomeçar com sorrisos e diversões e receber o sorriso de quem sabe que vai ter mais um dia feliz (ou muitos) pela frente.
É o reencontro com os velhos amigos e o início de novas amizades, que se renovarão ano após ano; é o tempo de brincar muito.
Para algumas crianças é o primeiro contacto com alguns materiais, que exercem sobre elas uma grande atração. As tintas na sua conjugação de cores cativam aqueles que apresentam alguma relutância em se sujar.
O Sol e o bom tempo são facilitadores das descobertas na Natureza; fazem-se as primeiras saídas à rua e aprendem-se as regras de segurança.
Observam-se as cores das árvores, escuta-se o som das folhas secas a cair e ao serem pisadas no chão, colhem-se folhas de várias cores, observa-se e desfruta-se do ambiente.
Experimentar a força e o equilíbrio e subir ao ponto mais alto... é uma vitória para cada criança. A entreajuda é um valor social importante para descobrir nesta idade; juntos fazemos mais e melhor; juntos conseguimos!
Exploramos o espaço envolvente na comunidade e caminhando pelo campo encontramos o milho pronto a ser colhido;
Exploramos os materiais recolhidos na Natureza; com eles criámos, colamos e brincámos.
Surgiu a história " O senhor Mago e a folha";
Para algumas crianças é o primeiro contacto com alguns materiais, que exercem sobre elas uma grande atração. As tintas na sua conjugação de cores cativam aqueles que apresentam alguma relutância em se sujar.
O Sol e o bom tempo são facilitadores das descobertas na Natureza; fazem-se as primeiras saídas à rua e aprendem-se as regras de segurança.
Observam-se as cores das árvores, escuta-se o som das folhas secas a cair e ao serem pisadas no chão, colhem-se folhas de várias cores, observa-se e desfruta-se do ambiente.
O pic-nic é a cereja no topo do bolo
Experimentar a força e o equilíbrio e subir ao ponto mais alto... é uma vitória para cada criança. A entreajuda é um valor social importante para descobrir nesta idade; juntos fazemos mais e melhor; juntos conseguimos!
Exploramos o espaço envolvente na comunidade e caminhando pelo campo encontramos o milho pronto a ser colhido;
De novo na sala, cansados mas felizes, repousamos.
Exploramos os materiais recolhidos na Natureza; com eles criámos, colamos e brincámos.
As espigas chegam à escola, na mochila de uma criança e há sempre uma história que relaciona os acontecimentos - "Iaci e a boneca"
Constroem-se bonecas à semelhança da boneca da história
Surge uma proposta: vamos fazer um desfile com as bonecas de espiga de milho:
Nasce uma história circular no conjunto de várias bonecas
(Ainda não disponível)
Falamos da secagem do milho e vamos descobrir as "eiras" com os seus encantos para explorar: encontramos feijão, milho e trigo já colhidos e secos;
No regresso surgem mais histórias : "a galinha ruiva e o outono".
Debulham-se as espigas de milho e de trigo;
Como se transforma o trigo em farinha?
Não sabemos...
Vamos ver no moinho - é uma promessa que em breve será cumprida.
Como se faz o pão? Vamos amassar, cozer e comer pão, do melhor que pode haver: feito pelas nossas mãos.
Na semana seguinte, o bolo não podia faltar, pois também é feito com farinha de trigo
Mas a nossa alimentação não é constituída só por pão.
O que comemos, como comemos e o que devemos comer?
Surge a roda dos alimentos, que nos ensina tudo isto; que alimentos pertencem a esta roda e quais não pertencem? É um longo trabalho de recortes, conversas e colagens, onde também entra a matemática.
Surge a história de Eric Carle "A lagartinha comilona"
Na expressão dramática imaginamos que somos lagartinhas que comem... comem... tal como na história. Construímos um casulo e ficamos lá, muito enroscadinhos até poder sair como... uma BELA BORBULETA!
O sol e o bom tempo são companhia constante e quando ele se esconde... inventa-se um SOL só para nós!
Sem comentários:
Enviar um comentário