A horta tem crescido a um bom ritmo e os legumes começam a ser colhidos; as alfaces, a salsa e os coentros foram colhidas por cada criança, com a família e consumidas nas suas casas;
As ervilhas produziram muito; foram colhidas e descascadas pelas crianças
As batatas, apesar de produzirem, foram atacadas pelos ratos e poucas sobraram.
O que fazer com esta produção?
Um almoço (sugerem as crianças).
Reunidos os pais, tudo se organizou para cozinhar um almoço de fim de ano letivo e, com a colaboração de familiares, vieram duas placas de indução + panelas, mãos para ajudar e mãos à obra!
Na véspera preparamos gelatina com as crianças, aproveitando o contexto para realizar experiências na área das ciências - a dissolução.
O Almoço
De manhã formamos equipas que se colocaram em três mesas, para preparar os ingredientes para o almoço: espremer laranjas, descascar ervilhas, cenouras, batatas, pepino e arranjar a alface.
Chegou uma grande surpresa: a Florinda (auxiliar) que, por doença, se encontra ausente há algum tempo .
Enquanto os adultos ficavam junto dos fogões a cozinhar, perante a curiosidade dos mais novos, as crianças voltaram à sala, para registar estes momentos e colaborarem no embelezamento da mesa.
Depois de um grande almoço, de que todas as crianças gostaram muito, veio o tempo do brincar muito livre.
Algumas crianças despediram-se neste dia, até ao próximo ano letivo.
É com imagens dos afetos, recolhidas durante as rotinas neste Jardim de Infância, que me despeço para um período de interrupção e de merecidas férias.