quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Animação, música, histórias

 Ao longo de todo o ano letivo temos vindo a receber baús com histórias, vindas da biblioteca escolar. Porque consideramos que a leitura em família é importante para desenvolver o prazer da leitura nas crianças, desde cedo, sugerimos o empréstimo destes e de outros livros para serem explorados em casa; os livros são de livre escolha da criança.
Um dos livros que tem sido muito requisitado, por estar relacionado com o projeto da Horta no Jardim de Infância é este:
Uma criança que o levou, desenvolveu a partir dele uma atividade que me foi enviada; aqui fica a experiência:

 "Após a leitura do livro "ainda nada" nós decidimos plantar a nossa sementinha. Aqui estão as sementinhas da Eva." - Stephanie Pereira


De entre a grande variedade de livros explorados, durante a semana da leitura, destaca-se "Os de cima e os de baixo"de Paloma Valdivia (ilustração)  Ana M. Noronha (tradução), da Kalandraka editora:

 Após a exploração do livro, que suscitou muito interesse e curiosidade, as crianças tentaram obter uma imagem invertida do que as rodeia; umas mais confiantes e decididas, tentando ser as primeiras e outras oferecendo mais resistência, mas juntando-se também no final, após verificarem o quanto os amigos se divertiram. O momento foi registado em imagens:


 
 
Foi um momento hilariante

Outras atividades têm sido desenvolvidas ao redor dos livros e da leitura, das histórias e da música, com profissionais de:
 Biblioteca Afonso Lopes Vieira com o livro "Maruxa", que veio abordar questões sociais  relacionadas com a igualdade de género (masculino / feminino).




  A Animadora Cultural do Agrupamento de Escolas de Marrazes trouxe: "O Meu Museu/ Museum of me", que fez referência a tantos e tão variados museus, realçando a importância das coisas só nossas, memórias, objetos variados, que todos temos e que são o nosso museu pessoal.

Ao desenvolver este projeto, Patrícia Martins apelou à participação das crianças envolvidas que trouxeram para a escola pequenos tesouros, com que mais tarde veio a criar uma exposição na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
 
A equipa do Centro de saúde também se deslocou ao Jardim de Infância numa ação de sensibilização das crianças para a importância da higiene dentária regular; através de uma história apresentada em vídeo, sensibilizou as crianças para a necessidade da rotina diária e com materiais específicos demonstrou como se processa uma higiene eficaz da boca.
Iniciamos a escovagem dos dentes, integrando esta atividade diária nas rotinas do Jardim de Infância, ao que as crianças corresponderam com manifesto prazer; a responsabilização das crianças por participar e manter os dentes limpos foi muito importante, quer para as que têm já este hábito criado, quer para as que não tinham esta rotina diária ainda incutida. Lavar os dentes tem sido um prazer.

Recebemos também uma visita agradável, que envolveu música, dança e boa disposição: a Filamónica das Chãs, com elementos da sua escola de música, que vieram sensibilizar as crianças e as famílias para a colaboração ativa na escola de música.
 
 
 
 
 O desejo de conhecer esta escola de música, que lhes proporcionou momentos de prazer, começou a crescer.

As histórias são contadas em vários formatos e o cinema tem também os seus momentos nesta escola; para tal, as crianças organizam-se, preparando o espaço e os materiais necessários, enquanto os adultos preparam o equipamento: os bancos de madeira têm os lugares numerados; a porta da sala é fechada e guardada por dois seguranças, que distribuem bilhetes numerados a todas as crianças; na entrada os bilhetes são carimbados e cada pessoa procura o seu lugar (as crianças mais novas são ajudadas pelas mais velhas a encontrar o seu lugar; finalmente,  depois de fazer alguns avisos importantes,
o cinema começa; o filme é " Branca de Neve e os Sete Anões".
 




 
Um momento a repetir




Sem comentários: